4 de dezembro de 2012

Reflexão



Para refletir


12 coisas que faz um(a) bom(boa) educadoror(a)...

1. Cumprimenta-me em cada dia
Deseja-me um “Bom-dia” pela manhã e despede-se de mim dizendo “Até amanhã”.

2. Sorri
Quando olha para mim, deixa-me ver felicidade nos seus olhos.

3. Dá-me atenção
senta-se e conversa comigo (só comigo), nem que seja só por um segundo...

4. Imagina comigo
Ajuda-me a sonhar com coisas que posso ser capaz de fazer e não só com aquelas que tenho que fazer logo a seguir.

5. Propõe-me tarefas desafiadoras
Mostra-me como fazer, ensina-me o que fazer. 

6. Interessa-se por mim
Pergunta como foi o meu fim de semana, um jogo que joguei, um sítio que visitei...
Isso mostra que se interessa pela minha vida.

7. Dá-me tempo
Tempo para me apropriar das coisas, tempo para pensar, para refletir, processar, brincar. 

8. Exige de mim
Não me deixa fazer menos, se sabe que sou capaz de fazer melhor. 
Responsabiliza-me por ser o melhor que eu consigo.

9. Repara em mi
Dá-me um reforço positivo sempre que faço alguma coisa bem feita.

10.Deixa-me fazer perguntas
Mesmo que lhe pareçam fora do assunto… mesmo que lhe pareçam fora do contexto. 
Isso mostra que sou curioso, que estou a pensar em novas possibilidades, que quero aprender mais. Deixa-me ter a oportunidade de questionar o que não sei, não só de falar do que já sei.

11. Envolve-me
Eu vim até aqui com vontade de aprender. Mantém-me motivado, a querer sempre aprender mais.

12. Confia em mim
Acredita que eu consigo. Dá-me uma oportunidade de mostrar o que sou capaz!

Nenhum comentário: